Pages

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

devocional- dia 5

Dia 5

O que há em um nome?

Serás chamado por um nome novo, que a boca do Senhor designará.
Isaías 62:2

A mãe de Jabez deve ter feito uma porção de coisas acer­tadas, mas quando foi a vez de escolher um nome para seu garotinho certamente errou.
Lemos: "Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: 'Com muitas dores o dei à luz' (1Cr 4:9, NVI). Em hebraico, Jabez significa dor. Além de seu nome parecer melancólico, todos sabiam que significava seu destino. A partir da infância, Jabez seria prisioneiro do sofrimento.
Lamentável, não acha?
Mas o mais notável a respeito da vida desse homem não é onde ele começou ou o que teve de agüentar, mas onde ter­minou. Ainda que começasse com sofrimento, não permitiu que sua experiência ou perspectivas o impedissem de buscar, com o favor de Deus, outro tipo de vida. Talvez Deus usou esse sofrimento, como costuma fazer com freqüência, para incentivar Jabez a buscar mais a Deus. Blaise Pascal, um cris­tão francês que sofreu muitos traumas físicos e emocionais, finalmente chegou à conclusão de que foram um presente divino para ele. Ele escreveu: "A dor foi a violência amorosa e legítima necessária para gerar minha liberdade".
Pare alguns minutos para perguntar-se qual o nome que você deu à vida. Você marcou sua herança ou biografia até agora com algum rótulo seriamente limitador, como "Desa­pontamento", "Pouco Esperto", "Indesejável" ou "Fracasso"? Nesse caso a história de Jabez tem um significado especial para você.
Agora se pergunte: Que opções desejáveis eu nunca considerei com seriedade simplesmente porque não se aplicam a meu nome nega­tivo?
Deus reservou mais do que dor a Jabez, bem como reser­va a você. Ele não vai lhe pedir para ignorar ou negar um passado difícil ou uma circunstância limitadora, mas não vai defini-lo por meio dela.
O nome que seu Pai lhe dá não é Sofrimento ou qualquer coisa parecida. É:

"Escolhido" (Jo 15:19, NVI)
"Meu" (Sl 50:10-12)
"Amado" (Dt 33:12)
"Procurado" (Is 62:12, NVI)
"Amigo" (Tg 2:23)

Você se lembra de um pescador chamado Simão? Ele dei­xou as redes para seguir a Jesus. Se algum discípulo pudesse ser considerado inadequado no início, esse era Simão. Mas um dia Jesus olhou para ele e disse: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas... E eu lhe digo que você é Pedro" (Mt 16:17,18, NVI, grifo do autor). Esse novo nome significa pedra. Com esse novo nome, Jesus deu a Pedro um destino grande e im­portante no reino de Deus.
Seu Senhor quer lhe dizer alguma coisa hoje que vai mu­dar sua vida. Uma palavra está na ponta de sua língua. É seu novo nome.

Meu diário de Jabez: Senhor, que rótulos ou atitudes fixei em mim ou em minha vida que podem estar limitando o que tu queres me dar, quem queres fazer de mim, ou o que queres fazer através de mim? Por favor, mostra-me.



***

Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?
Isaías 43: 19, NVI

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário