Pages

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Devocional - dia 12

Dia 12

Zonas de conforto

Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; pois naquele dia ouviste que lá estavam os enaquins e grandes e fortes cidades; o Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.
Josué 14:12,13

Quando pergunto aos cristãos da América do Norte o que poderia impedi-los de pedir mais ministérios a Deus, ouço uma explicação repetitiva e retraída: "Se eu disser a Deus que farei qualquer coisa para ele, ou irei a qualquer lugar, sei que ele vai me mandar para a África! Simplesmente não sei se poderei enfrentar o desconforto e os perigos de lá".
Essa palavra — África — parece representar o destino mais aterrorizante que podem imaginar, e a sorte que seu Deus "amoroso" provavelmente vai lhes destinar se lhe derem a menor oportunidade. (O interessante é que, ao fazer a mes­ma pergunta às audiências na África, elas têm os próprios motivos para resistir a Deus — Nova York! "Ora, lá é tão peri­goso!", dizem.)
Essa linha de pensamento lhe parece familiar? Nesse caso, você é normal. Todos nós somos cautelosos ao sair das zonas de conforto. Dentro de nossos corações vive uma criança medrosa que sempre quer manter as coisas controladas.
Por isso gosto da história de Calebe. No versículo de hoje, ele fala ao velho amigo e companheiro de armas, Josué. Eles enfrentaram juntos uma porção de dificuldades desde que saíram do Egito. Quarenta e cinco anos antes estavam no destacamento que Moisés enviou a espiar a terra — e foram os dois únicos que confiaram que Deus ajudaria Israel a ganhar a Terra Prometida, apesar das enormes dificuldades. Naquela época, os dois homens estavam na casa dos 80 anos, a maior parte de Canaã estava conquistada, e o general Josué está dividindo as terras entre os clãs de Israel.
Mas Calebe ainda quer a terra que Moisés lhe prometeu por sua coragem como espia e porque perseverou "em seguir o Senhor" (Js 14:9). Na realidade, pretende obtê-la para si mesmo e sua família, ainda que tenha de lutar por ela, o que aconteceu de fato. Depois de receber a bênção de Josué, Calebe lidera assaltos vitoriosos sobre a fortaleza da montanha de Hebrom e de outra cidade. Aos 85 anos! Não é de admirar que este homem seja considerado um dos maiores guerreiros da história de Israel.
Calebe me faz pensar em uma importante verdade refe­rente às zonas de conforto: Se você quiser reivindicar o melhor que Deus tem para você, não planeje passar tempo demais na atual zona de conforto.
Já percebeu que as zonas de conforto são sempre instá­veis? Quero dizer que você passa de uma zona confortável menor para outra maior. Sua próxima zona de conforto é ainda maior. Em cada zona nova, sente a mesma segurança ou ameaça, mas sua zona cresceu.
No processo de obter mais território na vida, você sempre avançará pelos ciclos previsíveis de conforto, desconforto e conforto novamente:
·                Conforto — Você tem sensações de repouso e seguran­ça quando ocupa seu território. Com a ajuda de Deus, vê uma montanha a ser conquistada.
·                Desconforto — Você tem sensações de medo, opressão e desejo de recuar diante do novo desafio. Mas, com a ajuda de Deus, "enche-se de coragem" — e conquista a montanha.
·                Conforto — Você tem sensações de alegria, crescimen­to na fé e gratidão... e um retorno ao descanso.
Você viu esse ciclo ocorrer enquanto se desenvolvia em diferentes níveis de realizações esportivas, sociais ou profis­sionais. Talvez também o tenha visto em seu ministério — por exemplo, você começou trabalhando no berçário da igreja, depois ajudou no culto para crianças, e agora dirige uma clas­se barulhenta de adolescentes e gosta de cada minuto disso. Em cada estágio, passou do desconforto para o conforto — e transformou-se em primeiro candidato ao novo desconforto em um lugar de mais trabalho.
Onde acha que se encaixa no ciclo do conforto/desconfor­to? O que isso lhe sugere sobre onde Deus poderia conduzir você a seguir?
Inúmeros cristãos permitem que o medo interrompa suas caminhadas porque presumem que a sensação de medo é uma luz vermelha de Deus (e uma sensação de coragem é uma luz ver­de). No entanto, quando sentimos medo de seguir a Deus, esse medo nos diz para "ter coragem". Na verdade, aqueles que realizam grandes coisas para Deus avançam para a zona de desconforto porque é exatamente o lugar onde as frontei­ras começam a se expandir.
Quando você segue o Senhor no ministério, Deus sempre chega com uma idéia maior. Veja, ele quer que todos os seus filhos e filhas sejam Calebes e Jabezes! E um dia a idéia de Deus para você será tão grande que ir para a África ou para Nova York parecerá simplesmente outra oportunidade espan­tosa para observá-lo cumprindo suas promessas.

Meu diário de Jabez: Senhor, que montanha tu desejas que eu peça em teu nome hoje?

* * *

Um navio no porto está em segurança, mas não foi para isso que os navios foram construídos.
William Shedd

Mas os que esperam no Senhor renovam as suas
forças, sobem com asas como águias, correm e não se
cansam, caminham e não se fatigam.
Isaías 40:31

* * *

Um comentário:

  1. Graça e paz do Senhor Jesus seja na sua vida, querida irmã em Cristo, Jaqueline!

    Cheguei até aqui porque alguém que segue o meu blog também segue o seu. A internet é uma bênção, não? Amei o seu blog, quanta palavra abençoadora! Quantos textos muito bons para nos levarem a reflexão!

    Parabéns, Deus te abençoe hoje e sempre! Eu também sou casada há 18 anos, este ano vai fazer 19 anos. Demoramos bastante (13 p/ 14 anos para termos filho, por opção mesmo). A família da gente é uma bênção, não? Deus é Maravilhoso, com todo o Seu plano de Salvação através de Jesus!

    Quando quiser, vá e conheça o meu blog, seja bem vinda! É um espaço onde procuro fazer o melhor para Deus, postando textos meus ou de outros irmãos, para exortação, instrução, posto videos importantes também. Às vezes piso na bola, às vezes fico nervosa com algumas coisas ruins que ocorrem mesmo dentro da igreja, mas, cada um que vigie, porque Deus sonda os corações e as mentes, não é mesmo?

    Deus te abençoe sempre! Vamos firmes falando de Jesus, pois Ele está bem perto de voltar, as pessoas estão indo "de baciada" para o Inferno, precisamos ser sal e luz neste mundo, dar bom exemplo, mostrar que vale muito a pena seguir a Jesus Cristo, tê-lo em nossos corações.

    Bjs, fique com Deus, na Paz do Senhor Jesus, nosso Salvador!!!

    Claudia Paiva (Claudia Sunshine)
    http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir