Pages

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Devocional - dia 1


Dia 1

O favor do Pai

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
1 Coríntios 2:9


Eu me lembro da noite em que meu filho David me pediu que o abençoasse. Nossa família estava reunida na sala de estar, conversando tranqüilamente. Percebi que David, com 23 anos na ocasião, tinha falado pouco. Então ele disse:
— Pai, quero lhe fazer um pedido. Poderia me abençoar? Sua mãe e irmã olharam admiradas para ele, assim como eu. O pedido de David veio do nada.
— David, saiba que eu o tenho abençoado — eu disse.
— Não, pai. Quero que realmente me abençoe.
Ele se levantou, veio até a poltrona em que eu estava sen­tado e ajoelhou-se diante de mim. Abaixou a cabeça e aguar­dou, sem mesmo levantar os olhos.
Você sabe o que inundou meu coração naquele momen­to? Senti um tremendo desejo de derramar sobre ele todas as coisas boas possíveis! Ali estava meu próprio filho aguardan­do a meus pés, revelando por palavras e atos que o que mais desejava era apenas o que eu, seu pai, lhe podia dar.
Coloquei as mãos sobre os ombros de David e comecei a orar. Orei por sua mente e saúde, interesses e habilidades, amizades e trabalho, ministério, sonhos para o futuro, por todas as áreas de sua vida. Em nome de Jesus, eu derramei bênção após bênção sobre ele. E não parei até ter certeza de que ele não só estava abençoado mas também se sentia aben­çoado!
Tenho certeza de que você sabe por que estou lhe contan­do esta história da família Wilkinson. Viver o milagre de Jabez inicia-se em um momento exatamente como esse que acabei de descrever. Você está ajoelhado diante de seu Pai. Há algo de que você precisa, algo pelo qual anseia com todo o seu coração. Não pode fazê-lo, comprá-lo ou encontrá-lo em al­gum outro lugar. Apenas seu Pai amoroso pode concedê-lo a você — a bênção divina dele. E o coração dele transborda nes­te instante de intenso desejo de dá-lo a você.
Jabez jamais teria pensado em se aproximar de Deus para pedir uma bênção sem que compreendesse algo essencial a respeito do Deus de Israel. Esse Deus desejava abençoar seu povo.
E você? Você sente que ele deseja abençoá-lo ou não? Tal­vez você pense: Não tenho certeza se Deus quer me abençoar. Acho que não mereço. Não sei se ele realmente se importa comigo.
Hoje quero que você ouça o que Deus diz a respeito de sua natureza. Convido-o a abandonar os falsos conceitos a respeito dele e aceitar como verdadeiro o que ele diz a respei­to de si mesmo.
Quando Moisés pediu a Deus que lhe mostrasse mais so­bre ele, Deus lhe deu este auto-retrato revelador: "Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade" (Ex 34:6). Lembre-se de que Moisés era um dos melhores amigos de Deus no Antigo Tes­tamento. Ele passou dias sozinho na presença de Deus, por­tanto podemos ter certeza de que a primeira sentença resumiu o que lhe pareceu mais importante transmitir.
Pergunte-se como o retrato que você tem de Deus está à altura da verdade a respeito dele. Se você vê um Deus mes­quinho, insensível, cruel, pronto a irar-se ou lento em aben­çoar, está vivendo numa nuvem de erros que o deixou empobrecido em vez de abençoado.
Amigo, você não precisa que isso continue por mais um minuto. Pode abandonar seu equívoco capenga e abandoná-lo para sempre.
Quando se apresentar diante dele hoje, lembre-se de quem ele é. Ele é seu Pai — doador, compassivo e fiel. No coração dele está um desejo profundo de derramar o favor do Pai sobre sua vida. Não quer se ajoelhar diante dele e pedir essa bênção?

Meu diário de Jabez: Qual é meu retrato de Deus? Quais os atributos da personalidade de Deus que minhas ações provam ser os mais importantes para mim? Quais os menos importantes?

***

A fé é uma confiança viva, ousada na graça de
Deus, tão segura e certa que o crente pode arriscar a
vida por ela milhares de vezes. O conhecimento da
graça de Deus e confiança nela tornam os homens
alegres, corajosos e felizes ao se relacionarem com
Deus e todas as suas criaturas.

Martinho Lutero

***

Um comentário: