Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2011



As virtudes da mulher de provérbios 31 são o padrão bíblico para uma boa esposa, uma mãe cuidadosa e uma verdadeira vencedora.
Em provérbios 31, a Bíblia descreve uma mulher em quem devemos nos espelha: a mulher virtuosa. Virtuosa significa alguém que tem virtudes. Para alcançarmos o padrão bíblico desta mulher devemos conhecer suas virtudes e segui-las:
  1. É uma boa dona de casa (Pv. 31.15,27)
15: Antes de clarear o o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas às suas servas.
27: Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.
Ela acorda cedo, é disposta, sabe onde estão as coisas da sua casa e não deixa que esta fique por conta de uma empregada. É tarefa da mulher virtuosa ensinar a empregada como a casa deve ser arrumada. Ela cuida do bom andamento da casa, deixa tudo em plena ordem porque utiliza de sabedoria preventiva. Não dá brechas e nem motivos para o diabo gerar discussões ou confusões no seu lar.
  1. Cuida da sua aparência e de sua família (Pv. 31.21,22)
Não teme por seus familiares quando chega a neve, pois todos eles vestem agasalhos.
Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.
Ela cuida da roupa de seus filhos, do seu marido e anda bem arrumada. Muitas mulheres depois que se casam, acomodam-se. A mulher virtuosa cuida do seu corpo, faz atividades físicas, anda cheirosa, bonita, maquiada, com unhas arrumadas. O casamento não é apenas espiritual, ele também é natural. A mulher virtuosa entende isso e não se descuida da sua aparência.
  1. Edifica com sabedoria (Pv. 31.26)
26: Fala com sabedoria e ensina com amor.
A bíblia coloca a edificação do lar como responsabilidade da mulher (Pv. 14.1).
A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.
Para edificar com sabedoria ela precisa ser submissa.
Em 1Tm 2.11-13,
A mulher deve aprende em silêncio, com toda sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.
a palavra fala que a mulher deve “aprender em silêncio, e com toda a submissão”. O texto não proíbe as mulheres de falarem, mas mostra o princípio da submissão. “Em silêncio” e “não ensinar” são apenas direções para a mulher não exercer a autoridade do homem e reconhecer o seu lugar de esposa. A mulher foi feita do homem, ele veio primeiro e tem a primazia, é o cabeça (1Co 11.3,8-9).
3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de de Cristo é Deus. 8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; 9 além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Submeter ao marido é submeter ao Senhor (Rm 13.1).
Todos devem sujeitar-se as autoridade governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
A mulher precisa entender que a submissão é segurança para ela, que esta é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
  1. É companheira e auxiliadora (Gn 2.18)
Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
A mulher foi feita da costela de Adão. Costela em hebraico significa ao lado. A mulher virtuosa está ao lado do seu marido nos dias difíceis, ela suporta a pressão com ele. Muitas esposas cobram as coisas na hora errada e acabam colocando mais peso sobre seus maridos. Precisamos aprender a lidar com a pressão, ter na nossa boca uma palavra de ânimo, de encorajamento (Pv. 31.11).
Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.
  1. É uma boa mãe (1Tm 2.15)
Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos – se ela permanecer na fé, no amor e na santidade, com bom senso.
Segundo a bíblia, a mulher será salva pelo seu papel de mãe. O ser salvo neste texto não é do inferno, e sim da Grande Tribulação. O papel de ser mãe é um dos requisitos para a mulher ser vencedora. Ser mãe não é apenas gerar um filho se deixá-lo ser criado por uma empregada ou babá. A mulher virtuosa gasta tempo com o seu filho, ensina princípios, ora e lê a bíblia com ele.
  1. Satisfaz o seu marido (Pv. 5.16-19)
Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas, e os seus ribeiros pelas praças? Que elas sejam exclusivamente suas, nunca repartidas com estranho. Seja bendita sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.
O papel de satisfazer o marido é da esposa, e não de outra mulher ou da internet. O espírito da sensualidade esta em todos os lugares, mas muitas mulheres tem se esquecido de atrair seu marido em casa. A mulher virtuosa preocupa-se em atrair seu marido.
  1. É uma intercessora (Pv. 31.17)
Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos
A cada manhã, a cada desafio, ela cinge seus lombos da força do Senhor. Muitas mulheres podem ter virtudes, mas a mulher de Provérbios 31 é superior a todas porque teme ao Senhor (Pv. 31.30).
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.
O que nos faz uma mulher virtuosa é o temor ao Senhor, é depender de Cristo, reconhecer Seu senhorio em nossas vidas. Somente Ele pode nos capacitar para cumprir o nosso papel de esposa, mãe, líder, profissional. Em Cristo somos mulheres virtuosas e mais do que vencedoras.
Pra. Marilia Pedroza
Pastora da videira em Goiânia


2 comentários:

  1. Olá...vim, te visitar, te oferecer o cartão de Natal do Toque e deixar um beijinho-
    san

    ResponderExcluir
  2. LINDO SEU BLOG
    JA ESTOU SEGUINDO PRA FICAR DE OLHO SEMPRE
    FELIZ ANO NOVO
    BJINHOS

    ResponderExcluir