Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2011



As virtudes da mulher de provérbios 31 são o padrão bíblico para uma boa esposa, uma mãe cuidadosa e uma verdadeira vencedora.
Em provérbios 31, a Bíblia descreve uma mulher em quem devemos nos espelha: a mulher virtuosa. Virtuosa significa alguém que tem virtudes. Para alcançarmos o padrão bíblico desta mulher devemos conhecer suas virtudes e segui-las:
  1. É uma boa dona de casa (Pv. 31.15,27)
15: Antes de clarear o o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas às suas servas.
27: Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.
Ela acorda cedo, é disposta, sabe onde estão as coisas da sua casa e não deixa que esta fique por conta de uma empregada. É tarefa da mulher virtuosa ensinar a empregada como a casa deve ser arrumada. Ela cuida do bom andamento da casa, deixa tudo em plena ordem porque utiliza de sabedoria preventiva. Não dá brechas e nem motivos para o diabo gerar discussões ou confusões no seu lar.
  1. Cuida da sua aparência e de sua família (Pv. 31.21,22)
Não teme por seus familiares quando chega a neve, pois todos eles vestem agasalhos.
Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.
Ela cuida da roupa de seus filhos, do seu marido e anda bem arrumada. Muitas mulheres depois que se casam, acomodam-se. A mulher virtuosa cuida do seu corpo, faz atividades físicas, anda cheirosa, bonita, maquiada, com unhas arrumadas. O casamento não é apenas espiritual, ele também é natural. A mulher virtuosa entende isso e não se descuida da sua aparência.
  1. Edifica com sabedoria (Pv. 31.26)
26: Fala com sabedoria e ensina com amor.
A bíblia coloca a edificação do lar como responsabilidade da mulher (Pv. 14.1).
A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.
Para edificar com sabedoria ela precisa ser submissa.
Em 1Tm 2.11-13,
A mulher deve aprende em silêncio, com toda sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.
a palavra fala que a mulher deve “aprender em silêncio, e com toda a submissão”. O texto não proíbe as mulheres de falarem, mas mostra o princípio da submissão. “Em silêncio” e “não ensinar” são apenas direções para a mulher não exercer a autoridade do homem e reconhecer o seu lugar de esposa. A mulher foi feita do homem, ele veio primeiro e tem a primazia, é o cabeça (1Co 11.3,8-9).
3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de de Cristo é Deus. 8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; 9 além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Submeter ao marido é submeter ao Senhor (Rm 13.1).
Todos devem sujeitar-se as autoridade governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
A mulher precisa entender que a submissão é segurança para ela, que esta é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
  1. É companheira e auxiliadora (Gn 2.18)
Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
A mulher foi feita da costela de Adão. Costela em hebraico significa ao lado. A mulher virtuosa está ao lado do seu marido nos dias difíceis, ela suporta a pressão com ele. Muitas esposas cobram as coisas na hora errada e acabam colocando mais peso sobre seus maridos. Precisamos aprender a lidar com a pressão, ter na nossa boca uma palavra de ânimo, de encorajamento (Pv. 31.11).
Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.
  1. É uma boa mãe (1Tm 2.15)
Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos – se ela permanecer na fé, no amor e na santidade, com bom senso.
Segundo a bíblia, a mulher será salva pelo seu papel de mãe. O ser salvo neste texto não é do inferno, e sim da Grande Tribulação. O papel de ser mãe é um dos requisitos para a mulher ser vencedora. Ser mãe não é apenas gerar um filho se deixá-lo ser criado por uma empregada ou babá. A mulher virtuosa gasta tempo com o seu filho, ensina princípios, ora e lê a bíblia com ele.
  1. Satisfaz o seu marido (Pv. 5.16-19)
Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas, e os seus ribeiros pelas praças? Que elas sejam exclusivamente suas, nunca repartidas com estranho. Seja bendita sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.
O papel de satisfazer o marido é da esposa, e não de outra mulher ou da internet. O espírito da sensualidade esta em todos os lugares, mas muitas mulheres tem se esquecido de atrair seu marido em casa. A mulher virtuosa preocupa-se em atrair seu marido.
  1. É uma intercessora (Pv. 31.17)
Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos
A cada manhã, a cada desafio, ela cinge seus lombos da força do Senhor. Muitas mulheres podem ter virtudes, mas a mulher de Provérbios 31 é superior a todas porque teme ao Senhor (Pv. 31.30).
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.
O que nos faz uma mulher virtuosa é o temor ao Senhor, é depender de Cristo, reconhecer Seu senhorio em nossas vidas. Somente Ele pode nos capacitar para cumprir o nosso papel de esposa, mãe, líder, profissional. Em Cristo somos mulheres virtuosas e mais do que vencedoras.
Pra. Marilia Pedroza
Pastora da videira em Goiânia


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A arte de amar minha família!!


A ARTE DE AMAR MINHA FAMÍLIA

Dificilmente haverá outro desafio na vida que comece com tantas esperanças e expectativas e que atualmente termine em tantos fracassos e decepções como o desafio de amar alguém. Por que as pessoas fazem tantos sacrifícios por amor, sofrem, choram, sonham muito ou abandonam muitos sonhos tudo pelo desejo de amar e de ser amado? É fato que estamos vivendo um momento em que o “amor de muitos esfriou”. As pessoas em geral banalizam o amor e o casamento.
            O amor é muito mais do que um sentimento, é uma atividade, implica em atitude, em ação. E a característica básica dessa ação é o dar, e não o receber. Dar implica em ser privado de algo, se sacrificar (Jo 3:16).
            Outra característica do amor é cuidado. É preocupação com cada detalhe da vida do outro, é estar atento às suas necessidades, sonhos, desejos. Quem cuida está sempre alerta, atento ao que o outro pensa, fala, age. Cuidar é trabalhar pelo e para o outro. É sentir-se responsável por alguém e estar disposto a responder positivamente às necessidades desse outro, principalmente as emocionais.
            Amar envolve respeito: não é ter medo, temor do outro, o significado de respeito vem da sua raiz (respicere = olhar para), ou seja, a capacidade de ver uma pessoa tal como ela é, na sua individualidade e singularidade. É querer que a pessoa amada cresça e se desenvolva por si mesma, por seus próprios modos, e não com o fim de servir-me. Se amo alguém, aceito-a tal como ela é, e não trabalho para que ela seja como eu necessito que ela seja.
            Por fim, quando amo alguém desejo conhecê-lo cada vez mais. Cuidar e respeitar uma pessoa não é possível sem conhece-la. O quarto elemento do amor, conhecimento, só é possível quando me disponho a sair da periferia e penetrar no mais íntimo do outro! Quem ama conhece profundamente!
            Amar, portanto, nosso cônjuge e filhos não é fácil, pois como vimos, amar é muito mais do que dizer “eu te amo”. Amar dá trabalho, leva tempo e exige de nós uma disposição intensa em doar o melhor de nós para o outro. O melhor de nosso carinho, do nosso tempo, dos nossos pensamentos, dos nossos desejos, enfim o melhor de nós mesmos. A semelhança de nosso Pai Celeste é exatamente isso que precisamos fazer por quem amamos. Que Deus aperfeiçoe esse amor em nós.

Amar é possível,basta querer!!!

João Paulo Bandeira – pastor
Márcia Bandeira - psicóloga

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Palavras?!

vamos meditar um pouquinho.....

Efésios 4.29 - "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. "
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (No grego: podre), mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
Se for sair morte de sua boca, CALE A BOCA!!!!
Palavras que impedem o fluir da vida, palavras que roubam sonhos, alegrias, palavras que ferem...
Infelizmente tem pessoas adoecidas (vítimas de sua própria boca) que tudo o que sabem fazer é abrir a boca para maldizer, só transmitindo amargura, estragando o dia, os meses e até anos de pessoas que tem o desprazer de sua presença.
Para refletir: Quantas vidas você levantou ou matou com suas palavras?
Ah, por favor! Deixe de lado a seguinte justificativa da sinceridade, o que na verdade é uma maquiagem de um coração doente e infeliz! Pois toda verdade passa pelo crivo da sabedoria, e como aprendemos em Eclesiastes: 8: 5b "O sábio discerne o TEMPO E O MODO!

Lembrando que tudo o que pronunciamos voltará a favor ou contra nós!
Mateus 12.36,37: Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.
Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

NÃO SEJA REFÉM DA SUA LÍNGUA, SEJA SENHOR DELA!
QUE A SUA VIDA NA VIDA DE OUTROS SEJA PARA MARCAR COM VIDA E NÃO COM MORTE! FAÇA VALER A PENA ESTAR EM SUA COMPANHIA!
FAÇA FALTA, NÃO CAUSE ALÍVIO COM SUA AUSÊNCIA!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Crescimento espiritual


“A conversão tira a pessoa do mundo e a Santificação tira o mundo da pessoa!”

Quando há este divisor de águas em nossa vida espiritual, começamos a viver uma constante busca pela vontade de Deus. Desta forma, vamos subindo degraus em direção ao entendimento do plano de Deus; para que assim, possamos entender a nossa participação nele. A isso chamamos de jornada espiritual!

Se começamos a viver o cristianismo de forma correta, o crescimento será uma conseqüência inevitável. O começo e a forma da jornada sempre serão elementos que poderão nos conduzir ao progresso espiritual, ou não.
Ao longo da nossa jornada, é necessário identificar um progressivo acréscimo da essência de Deus em nosso ser, para que possamos avaliar se de fato, aconteceu genuíno crescimento espiritual. Crescer espiritualmente significa dizer que estamos em contínuo processo de recebimento da vida de Deus em nosso interior, ou seja, a essência de Deus cresceu em nós, a despeito de qualquer coisa.

À medida que damos lugar a Deus em nossas vidas, através de cada despojamento que fazemos, recebemos mais  de sua vida . Este princípio eterno sempre vai conduzir todo o nosso progresso espiritual. Ao abandonar tudo que é necessário, seremos reconhecidos como discípulos de Jesus.

Deus anseia que estejamos vazios. Se existir um recipiente ilimitado, o Espírito dispensará um encher ilimitado. Portanto, devemos orar para que ele cave mais fundo em nós, e tenha mais espaço em nosso interior. Precisamos buscar não o encher, mas o esvaziar! O encher é de total responsabilidade do Espírito, enquanto o esvaziar é a nossa parte.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Peniel- 04,05 e 06 de novembro




Rumo a Peniel....

Que vidas sejam transformadas.....
Usa-nos Senhor!!!!

Orem amadas.....

beijosss

Bom fim de semana!!!!